terça-feira, 21 de abril de 2009

Notas Musicais - Voce sabe a origem?


Bom galera, vamos conhecer um pouco da historia da musica, acho importante aprendermos, pois como vamos falar muito sobre notas musicais é bom sabermos como foram originadas.




O nome das notas (, , mi, , sol, , si) tem a sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano, que criou este sistema de nomear as notas musicais - o chamado sistema de solmização. Seis das sílabas foram tiradas das primeiras seis frases do texto de um hino a São João Baptista, em que cada frase era cantada um grau acima na escala. As frases iniciais do texto, escrito por Paolo Diacono, eram:
Ut queant laxis, Resonare fibris, Mira gestorum, Famuli tuorum, Solve polluti, Labii reatum.
Tradução: "Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus actos admiráveis, absolve as faltas dos seus lábios impuros".
Mais tarde ut foi substituído por do, sugestão feita por Giovanni Battista Doni, um músico italiano que achava a sílaba incômoda para o solfejo, e foi adicionada a sílaba si, como abreviação de Sante Iohannes ("São João"). A sílaba sol chegou a ser mais tarde encurtada para so, para uniformizar todas as sílabas de modo a terminarem todas por uma vogal, mas a mudança logo foi revertida.
As sílabas ut, ré, mi, fa, sol e la, chamadas vozes, não correspondiam a alturas absolutas na escala, mas apenas a graus num hexacorde. A altura das notas era designada por letras de A a G. A partir de um trecho escrito num modo eclesiástico qualquer, podia-se transpô-lo de uma quarta, quinta ou oitava sem modificar nenhuma das vozes sobre as quais o trecho seria cantado. Uma sequência ré-mi-fa transposta de uma quarta continuava a ser considerada ré-mi-fa, na solmização, e não sol-lá-si bemol como no sistema actual, embora fosse designada por G-A-Bb em vez de D-E-F. Mais tarde, nos países latinos, adoptou-se a designação "dó ré mi fá sol lá si dó" para representar "C D E F G A B C".


Fonte: wikipedia.


Guitarra simuladora!!!


Hoje em dia, existem também uma variedade de guitarras que simulam diversos tipos de sons tirados de outras guitarras e violões de marcas e estilos clássicos. A Variax da Line 6 por exemplo simula desde Stratos, Les Paul ou até mesmo violões Martin, tudo com o simples toque em uma chave ou o giro de um botão. Você pode até mesmo usar as duas memórias custom da Variax para colocar seus modelos favoritos na chave de cinco posições da guitarra. Isto significa que você tem acesso quase instantâneo a dez de seus sons favoritos. Um grande benefício quando você precisa variar entre quatro ou cinco timbres de guitarra (incluindo violões) durante a mesma música. Esta é uma boa opção para você que busca um som radicalmente versátil e que passe por diversos generos e estilos musicais.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Escolhi e agora?

Bom, agora que você escolheu seu instrumento, vou ajudar ou complicar um pouco mais sua escolha, pois existem diversos tipos de guitarra e diversos tipos de violão, cada um com características próprias. Mais uma vez o que você deve levar em conta é o estilo musical que você mais gosta ou o que mais quer aprender a tocar. Como existem diversos tipos vou citar os principais para não complicar muito sua escolha, já que dentre os principais com certeza um deles vai estar adequado a seu estilo.

1-) VIOLÃO - não deixe de considerar que existem violões elétricos (podem ser plugados) ou somente violões acústicos.

* Violão Clássico (cordas de nylon) - preferido por músicos de mpb e bossa nova

* Violão cordas de aço (geralmente folk) - preferido por músicos de rock e musica folk

* Outros exemplos: violão de 12 cordas (aço, cada corda é duplicada), violão flamenco(nylon com formato e timbre diferente), de 7 cordas (nylon, com uma corda mais grave) entre outras variações.

2-) GUITARRA - Abaixo cito alguns exemplos, pesquise, teste, experimente.

* Les Paul - A Gibson é a Les Paul mais famosa, mas existem diversos fabricantes deste estilo de guitarra com qualidade e preços bem variados. Exemplos: Slash, Jimi Page.

* Stratocaster - A Fender é a Strato mais famosa, mas você também encontra Stratos de diversas marcas e preços. Escute Eric Clapton, Jimi Hendrix.

* Ibanez RG - A Ibanez fabrica as RGs, mas muitos outros fabricantes possuem modelos parecidos com o estilo da RG. Para quem quer Heavy Metal ou Hard Rock, uma ótima escolha.

* Outros estilos - Fly in V, Explorer, Telecaster, SG entre outros - vale a pena vocês pesquisarem esses estilos de guitarra pois cada uma possui características próprias, para conhecer a SG por Exemplos: Angus Young, Tony Iommi.

* Signatures - Guitarras assinadas por guitarristas cujo design e desenvolvimento passaram por eles. ex: Ibanez Jem (Steve Vai) Ibanez JS (Joe Satriani).

* Semi-acústicas - Muito legal para quem esta buscando uma mescla de características entre o violão e a guitarra.







quinta-feira, 2 de abril de 2009

GUITARRA OU VIOLÃO?

Guitarra ou Violão?

Essa é uma duvida constante em quem esta iniciando e que antes de mais nada, vou deixar claro que são instrumentos bem diferentes tanto pela sonoridade como em outras peculiaridades. É verdade que a afinação tradicional é igual em ambos, e que muitas técnicas também são usadas em ambos, assim como acordes, arpejos, escalas, etc. O que estou querendo dizer é que para você se decidir é importante que você conheça bem cada instrumento para que depois não se arrependa da compra ou chegue a conclusão que o instrumento que você precisava era o outro.
Bom, quando estou iniciando aulas com um aluno novo, a primeira coisa que faço é levar minha guitarra e meu violão, demonstrar as diferenças de cada um, de uma forma que o aluno saiba diferenciar os instrumentos. Caso você não esteja fazendo aula, pesquise o som de cada um pela Internet ou indo em uma loja de instrumentos.
Outra coisa procure identificar o que você pretende tocar, que tipo de som gosta mais e o que você busca na musica, mesmo assim nada impede que você possa trocar de instrumento no futuro ou ter e praticar os dois, ou mesmo tocar outros instrumentos como piano ou bateria, o mais importe é que esteja feliz e realizado com sua escolha.
Boa escolha!!!